Calcule seu IMC

  • Ex: 65,5
  • Ex: 1,70

Nutrição

A obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos ao bem-estar do indivíduo. É uma síndrome crônica de difícil tratamento, que envolve dieta, atividade física e medicamentos.

A prevalência da obesidade está em ascensão e um dos fatores que contribui para isto é a transição nutricional, com aumento do fornecimento de energia pela dieta e redução da atividade física.

O consumo dos alimentos tem sido relacionado à obesidade não somente quanto ao volume da ingestão alimentar, como também à composição e qualidade da dieta. Além disso, os padrões alimentares também mudaram, explicando, em parte, o contínuo aumento da adiposidade (gordura) nos individuos, como o pouco consumo de frutas, hortaliças e leite, o aumento no consumo de guloseimas (bolachas recheadas, salgadinhos, doces) e refrigerantes, bem como a omissão do café da manhã.

As pessoas engordam por quatro motivos: comem muito, têm gasto calórico diminuído, acumulam gorduras mais facilmente ou têm mais dificuldade de queimá-las. Em muitos casos, emagrecer não é uma questão exclusiva de dieta. Em geral, pessoas com um alto IMC (Índice de Massa Corporal) possuem dificuldades em emagrecer, aumentando com o tempo, cada vez mais, o seu peso. A dilatação do estômago é comum em pessoas que aumentam gradativamente a quantidade de alimentos ingeridos por refeição. Com essa dilatação, a capacidade de armazenamento de alimentos é aumentada, dando ao paciente uma sensação de não saciabilidade ao se alimentar.

O tratamento da obesidade deve ser multidisciplinar, envolvendo nutricionistas, médicos, psicólogos, para que se possam atingir os objetivos de forma mais rápida e eficaz.

Quanto ao tratamento nutricional, deve-se trabalhar a reeducação alimentar através da mudança de hábitos, variando a alimentação do paciente, indicando o número de refeições que devem ser feitas (6 refeições), mostrando a importância da ingestão de frutas, verduras e água, e enfatizando o que é uma alimentação saudável em termos de quantidade e qualidade dos alimentos. Quando tudo isso falha, a cirurgia bariátrica pode ser uma opção.

Após a cirurgia bariátrica, que tem como objetivo principal a melhora da qualidade de vida através da perda de peso, a nutrição tem um papel importante porque a quantidade e o tipo de alimentos a serem consumidos devem ser limitados.

O objetivo do acompanhamento nutricional é buscar o bem-estar físico e emocional, através da seleção dos alimentos que contenham os nutrientes adequados e que atendam às necessidades de cada indivíduo para que a rápida perda de peso não leve à desnutrição.

De maneira geral, a principal mudança na alimentação após a cirurgia é uma diminuição significativa na quantidade de alimentos consumidos diariamente, devido a redução do estômago. Porém, outros cuidados com a alimentação são fundamentais!

Após a cirurgia os indivíduos vão sofrer uma alteração na sua vida ao passar por mudanças físicas e de comportamento. É necessário consultar um psicólogo e nutricionista antes da cirurgia, para que os profissionais possam preparar as pessoas para esta nova fase da vida.

O seguimento após a cirurgia é muito importante para ajudar a lidar com a nova fase e adaptar a alimentação de acordo com a evolução e necessidade de cada caso.

A orientação nutricional no pós- operatório irá depender da técnica cirúrgica adotada pelo paciente.

O volume inicial de líquidos( 20 a 50ml) por hora poderá ser alterado de acordo com a técnica cirúrgica e a consistência líquida é mantida para que o estômago não seja estimulado, bem como é imperiosa a restrição de sacarose, gorduras e bebidas gaseificadas e alcoólicas neste primeiro momento.

O acompanhamento nutricional deve ser contínuo, sendo que no primeiro ano de cirurgia , deve obedecer e acompanhar as fases da dieta .

Balão Intragástrico

 

Dr. Marcelo Z. Salem - CRM 59.961 - Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da USP

contato@centrodecirurgia.com.br - Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues 46, conj 21, 22 e 23 Vila Nova Conceição - Cep 04544-000 São Paulo - SP | Tel: (11) 3849-0800

Centro de Cirurgia Avançada Dr. Marcelo Salem - Todos os direitos reservados - 2011

RS Web Interactive Dr. Salem agenciars.com.br