Calcule seu IMC

  • Ex: 65,5
  • Ex: 1,70

Técnicas Cirurgicas já aprovadas

A eficácia das cirurgias da obesidade no tratamento do Diabetes 2 e na Síndrome Metabólica (HIpertensao Arterial, Colesterol, Triglicerides, etc) vem sendo verificada e estudada intensamente na ultima decada.

Este efeito por vezes é independente da perda de peso e despertou interesse para que pudessemos tratar pacientes que não necessitassem de perda de peso, mas fossem Diabéticos 2 e/ou com Síndrome Metabólica.

No IMC > 35, isto já esta estabelecido e comprovado.

No IMC entre 30-35 várias Sociedades Internacionais recomendam que o tratamento cirurgico seja considerado em casos selecionados.

Nesta situação as cirurgias aceitas são:

- BYPASS GÁSTRICO – considerada hoje o padrão para cirurgia do Diabetes 2, associa desvio gastrico e intestinal, alcança indíces de controle e resoluçaõ do Diabetes 2 em torno de 80%, porém os pacientes necessitam de controle e reposição vitaminica.

- GASTRECTOMIA VERTICAL (SLEEVE) – indices de resolução do Diabetes 2 inferior ao BYPASS GASTRICO, cerca de 70%, porem por vezes suficiente em caso de doença menos avançada, sem a necessidade e consequências do desvio intestinal.

- DUODENAL SWITCH - Resolução de cerca de 90%, porém com o maior desvio intestinal das anteriores, e portanto com maiores consequências nutricionais. Hoje realizada em casos selecionados.

Hoje os estudos tentam aperfeiçoar estes métodos, particularmente o DUODENAL SWITCH, tentando o maior efeito metabólico possível, com o menor efeito nutricional.

Dr. Marcelo Z. Salem - CRM 59.961 - Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da USP

contato@centrodecirurgia.com.br - Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues 46, conj 21, 22 e 23 Vila Nova Conceição - Cep 04544-000 São Paulo - SP | Tel: (11) 3849-0800

Centro de Cirurgia Avançada Dr. Marcelo Salem - Todos os direitos reservados - 2011

RS Web Interactive Dr. Salem agenciars.com.br